sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O cinema animado da década de 50

Os irresistíveis desenhos animados da década de 50-60 ainda são presenças cativas de nossa infância, sob ainda as rotativas exibições no canais de televisão -- sem ter perdido um quadro de glória, um traço de ternura. Contudo, a importância na indústria da televisão e do cinema deve muito mais que boas risadas a esses personagens. Hanna-BarberaMGMWalter Lantz proporcionaram a modernização da ilustração e cada linha feita dentro da tela mágica. Criaram uma verdadeira escola e muitos adultos de hoje. 

Prova dessa história em torno dos desenhos animados, a priori, a própria ilustração ainda vive com bem menos correria -- mas não menos êxtase -- no trabalho do ilustrador italiano Ale Giorgini . As linhas quase animadas desenham personagens que se compartilham e se espremem a cada quadro, sem perder o tom carismático e inusitado de ver de volta grandes personagens em novas telas. 

Cães de Aluguel (1992), Os Pássaros (1963), Bastardos Inglórios (2009), O Grande Lebowski (1998), Um Corpo Que Cai (1958) e Os Caça-Fantasmas (1984) não escapam da moldura que Giorgini desenha para cada um deles, criando um verdadeiro storyboard de um filme que acontece, aqui sim, antes mesmo de começar na cabeça de cada espectador. 




Nenhum comentário: